Quantcast
Channel: Techbits » privacidade
Viewing all articles
Browse latest Browse all 19

Geolocalização e a privacidade

$
0
0

geolocalizacao-fousquareUma das coisas que notei nos últimos tempos é que aplicativos usando geolocalização estão chegando para ficar. Um dos grandes destaques é o Foursquare, jogo social que envolve reviews de lugares pela multidão e que é bastante interessante. E como tudo que é legal e interessante eu acabo virando um evangelizador. E quando quero contar para as pessoas sobre o Foursquare, a primeira reação da grande maioria é perguntar sobre a questão da privacidade e os perigos de fazer ” broadcast” da sua localização. Existe mesmo este perigo?

Localização consentida

Uma das características do Foursquare e que você precisa aceitar novas conexões. Em tese você compartilha apenas com pessoas conhecidas sua posição no globo terrestre. E é aí que vou me aprofundar na questão da privacidade e a geolocalização. Você escolhe com quem compartilhar essa informação e bloqueia aquelas que não quer que vejam isso.

No Google Latitude é mais ou menos a mesma coisa. Cada novo contato exige autorização para se firmar. Se você só adicionar pessoas conhecidas em tese não há perigos em ficar divulgando onde você está. Além disso nas duas redes você pode escolher não dizer onde está, ou seja, tem controle total sobre o “broadcast” desta informação.

Localização obrigatória

Isso tudo é bem diferente daquela ideia maluca que nosso governo tem de colocar chips nos carros de todos os cidadãos que possuem um a partir de 2011. Dizem que é para diminuir roubos de carros, mas para efeitos práticos isso nunca vai acontecer. O grande problema é a obrigatoriedade de usar esse chip nos carros. A única escolha que você pode fazer é ter ou não ter carro. Tendo um carro sua localização será obrigatória. Péssimo!

Please, Rob me!

Claro, a geolocalização acaba criando novas aplicações interessantes. Uma delas é o Please, Rob Me!, que pega todas as tuitadas automáticas feitas pelos usuários de Foursquare e informa que a casa deles está vazia, hehehe! Genial!

Uma outra que descobri recentemente é o Where Do You Go, mashup que desenha sob o Google Maps uma camada com as regiões que você mais frequenta. O meu mapa está aqui. É interessante, mas deve causar calafrios em todos aqueles preocupados com a privacidade como eu. E por que estou divulgando? Trata-se de uma informação com delay, ou seja, não é em tempo real e portanto não indica onde estou neste momento, o que me deixa mais tranquilo.

Geolocation is the new black

Geolocation is the new black, exagerou a Molly Wood no Buzz Out Loud, um dos melhores podcasts de tecnologia, direto do SXSW. Então é isso, 2010 é o ano da geolocalização. Anotem aí!

Leitura recomendada:


Viewing all articles
Browse latest Browse all 19

Latest Images

Trending Articles





Latest Images